4 de outubro 2019

Yokohama no 46º Tokyo Motor Show

Tóquio – A Yokohama Rubber Co., Ltd., anunciou hoje que participará do 46º Tokyo Motor Show, que será realizado no Tokyo Big Sight em Koto-ku, de 23 de outubro a 4 de novembro de 2019. O estande da YOKOHAMA apresentará o caráter tecnológico da marca e dará uma pincelada sobre as mudanças que devem moldar a o futuro da sociedade automobilística.

Haverá um espaço onde os visitantes poderão receber informações sobre as tecnologias atualmente aplicadas por meio de experiências práticas.

A YOKOHAMA apresentará tecnologias compatíveis com a tecnologia CASE *, que deverão ser aplicadas muito em breve, além de tecnologias ambientais que contribuirão com uma sociedade mais sustentável.

As três tecnologias compatíveis com o CASE são:

  1. O YOKOHAMA Intelligent Tire Concept, uma tecnologia de IoT para pneus;
  2. O Self-Seal Concept, uma tecnologia que sustentará a rotação do pneu em veículos não-pilotados e autopropulsados;
  3. O pneu conceito Silent Foam Hook-and-Fastener, uma tecnologia de redução de ruído de pneus para veículos da próxima geração.

As tecnologias ambientais a serem exibidas incluirão:

  1. O Ultra Lightweight Concept Tire, que aplica uma tecnologia que reduz significativamente o peso do pneu;
  2. Uma tecnologia que permite a produção de borracha sintética a partir de biomassa;
  3. Uma borracha termorreversível reciclável.
  • Um acrônimo para Connected, Autonomous, Shared & Services (abreviação de compartilhamento de carros e serviços relacionados, ou, em alguns casos, apenas compartilhamento) e Electric (para e-cars).

O setor de experiência em tecnologia avançada apresentará a Matrix Body Ply usada no ADVAN Sport V105, o principal pneu global da YOKOHAMA. Os visitantes poderão visualizar a diferença de rigidez das diferentes estruturas da carcaça, bem como sentir esta tecnologia tocando nos modelos expostos nos displays. Também será apresentada a tecnologia de aderência em piso molhado da YOKOHAMA e o primeiro pneu de tamanho 344 do mundo a receber o ranking “a” final do sistema de identificação de pneus do Japão no quesito aderência em piso molhado.

A Yokohama Rubber planeja ainda realizar uma coletiva de imprensa no local (South Hall 4, S4304) a partir das 9h30 do dia 24 de outubro para anunciar e explicar suas novas tecnologias

Visão geral das novas tecnologias sendo reveladas pela primeira vez:

YOKOHAMA Intelligent Tire Concept O YOKOHAMA Intelligent Tire Concept é uma tecnologia de IoT de pneus que transmite dados adquiridos de sensores conectados aos pneus para a nuvem, vinculando-os a outros sistemas de veículos, terminais de comunicação do motorista, empresas de serviços rodoviários, lojas de pneus de Yokohama, etc.

Self-Seal Concept Tire Existe uma necessidade crescente de veículos cujos pneus foram perfurados e precisam continuar rodando uma certa distância sem parar. A nova tecnologia de pneus Self-Seal Concept da YOKOHAMA coloca um selante em gel dentro do pneu, que fecha as perfurações causadas por pregos e outros objetos pontiagudos e, assim, estanca o vazamento de ar. O estande do Tokyo Motor Show também apresentará o pneu ZPS (Zero Pressure System) da YOKOHAMA, que já está no mercado.

Silent Foam Hook-and-Loop Fastener Concept Tire A redução do ruído no veículo é um dos principais temas de desenvolvimento para veículos da próxima geração, como por exemplo, os carros elétricos que são extremamente silenciosos pela ausência de ruído do motor. Esta nova tecnologia reduz a ressonância no interior do pneu através de uma camada de espuma que permite o uso de selantes e reparos (o que não é realizado atualmente por outros fabricantes).

  • Este fixador foi desenvolvido em conjunto com a Kuraray Fastening Co., Ltd.

Ultra Lightweight Concept Tire Para reduzir o consumo de recursos naturais usados na fabricação de pneus e melhorar a eficiência de consumo de combustível dos veículos, a Yokohama Rubber modificou a tecnologia usada nos pneus BluEarth-air EF21. Nesta nova tecnologia Ultra Lightweight Concept Tire, a Yokohama Rubber visa reduzir o peso dos pneus de cerca de 25% já alcançado no BluEarth-air EF21 para quase 50%.

O estande da YOKOHAMA também apresentará uma tecnologia aerodinâmica de pneus que ajuda a reduzir a resistência ao rolamento do veículo, analisando a resistência do ar à qual os pneus e o veículo estão expostos.