16 de junho 2023

Pneu RY01C - 1º pneu de caminhão e ônibus Yokohama desenvolvido para ser Equipamento Original de Veículos Elétricos (EV)

A Yokohama Rubber Co., Ltd., anunciou o início do fornecimento de seus pneus RY01C para o fabricante japonês Mitsubishi Fuso Truck and Bus Corporation, para uso como Equipamento Original em seu novo modelo de caminhão leve totalmente elétrico eCanter, disponível no mercado japonês. A medida do pneu utilizado é 205/70R17.5 115/113N LT. É um grande marco para a YOKOHAMA, pois é o primeiro de seus pneus de carga para caminhões e ônibus homologado como Equipamento Original de um veículo deste tipo.

 

O RY01C é um pneu de carga desenvolvido para caminhões leves com ênfase em alta durabilidade. Somada a esta característica, necessária à veículos de carga – profissionais, soma-se a baixa resistência ao rolamento exigida por um veículo elétrico e excelente desempenho em piso seco e principalmente molhado.

 

Os pneus de veículos elétricos (EV) devem oferecer níveis mais altos de desempenho ambiental, de segurança e conforto que os pneus comuns. Por exemplo, menor resistência ao rolamento é necessária para estender a autonomia do veículo. Maior resistência à carga é necessária para suportar o peso maior devido à bateria. O alto torque máximo gerado pelos motores elétricos deve ser suportado pelos pneus, então, performance é fundamental. E os veículos elétricos são muito silenciosos, pela característica de emissão de ruído baixo dos motores, então pneus silenciosos são necessários para que o conforto do usuário não seja afetado.

 

A Yokohama já vem desenvolvendo pneus para veículos elétricos, sendo OEM de vários veículos deste tipo, como o FAW Toyota bZ3, Lexus RZ BEV , Mercedes-AMG EQS 53 4MATIC+. Outras homologações estão em vias de serem finalizadas, para a ampliação da participação da marca neste importante nicho de mercado e sua necessidade de sempre estar na vanguarda entre os fabricantes de pneus, principalmente quando o assunto é sustentabilidade, com menor impacto de seus produtos ao meio ambiente.

 

Particularmente neste produto RY01C, a Yokohama entende que esta homologação é a oportunidade de um impacto super positivo da marca neste segmento de transportes, de tamanha representatividade e, também, bastante peso nas emissões de gases agressivos ao meio ambiente.