6 de dezembro 2021

Yokohama Rubber desenvolve sistema que usa IA para prever valores das principais características do pneu

A Yokohama Rubber Co., Ltd. anunciou hoje que desenvolveu um sistema próprio que utiliza IA para prever os valores das principais características dos pneus. A empresa começou a usar o sistema neste mês. A Yokohama Rubber espera que a capacidade do sistema de conduzir um grande número de experimentos virtuais permitirá que se acelere o desenvolvimento de novos pneus, se reduza os custos de desenvolvimento e que se desenvolva pneus de melhor desempenho. O sistema também tornará mais fácil para engenheiros menos experientes desenvolver novos projetos de pneus.

 

O sistema foi desenvolvido sob o novo conceito de utilização de IA da Yokohama Rubber, HAICoLab*, que foi lançado em outubro de 2020. O sistema usa IA para prever valores para as principais características do pneu com base na entrada de dados por designers de pneus, incluindo dados relacionados às especificações para esse pneu, parâmetros de projeto como estrutura e forma, as propriedades físicas dos compostos e outros dados relacionados ao material e condições de avaliação. O novo sistema reduz a deterioração da precisão da previsão de IA que tende a ocorrer durante o projeto do pneu. Como o número e os tipos de parâmetros de design possíveis diferem dependendo da estrutura interna do pneu, é necessário criar bancos de dados separados usados ​​para o aprendizado de IA de acordo com as características estruturais do pneu. O uso de tais dados de aprendizagem compostos de forma restrita às vezes pode reduzir a precisão da previsão de IA. No entanto, a precisão de predição do sistema é melhorada pela transferência da capacidade de predição de IA aprendida em outras áreas relacionadas (aprendizagem de transferência).

 

A Yokohama Rubber está agora aplicando um sistema desenvolvido em dezembro de 2020 que utiliza IA para prever as propriedades físicas dos compostos de borracha usados ​​em seus pneus. Usar este sistema desenvolvido anteriormente em conjunto com o sistema desenvolvido recentemente para prever os valores de características específicas do pneu irá melhorar o desenvolvimento da Yokohama Rubber de uma ampla variedade de novos pneus.

 

HAICoLab é um novo conceito que visa promover inovações digitais ao facilitar esforços colaborativos que mesclam a inspiração e a criatividade humanas com a enorme capacidade de processamento de dados da IA. A Yokohama Rubber tem como objetivo adquirir novos conhecimentos criando e coletando dados com base em condições hipotéticas estabelecidas por humanos e, em seguida, aplicando IA para prever, analisar e então buscar o resultado ideal.

 

*Acrônimo de Humans e AI ColLaborate para inovação digital. Também tem o significado de um laboratório para pesquisas conjuntas de humanos e IA.