17 de março 2022

Categoria SUPER FORMULA – Japão renova com a Yokohama até 2023

A Yokohama Rubber Co., Ltd., anunciou hoje que continuará a fornecer seus pneus de corrida ADVAN A005 para o Campeonato Japonês SUPER FORMULA, até 2023.

 

E a partir de 2023, a YOKOHAMA planeja fornecer pneus de corrida feitos a partir de materiais sustentáveis. O desenvolvimento destes pneus inicia-se neste ano.

 

O fornecimento de pneus de corrida sustentáveis será realizado em apoio ao Projeto SUPER FORMULA NEXT50 (SF NEXT50) anunciado em outubro/2021 pela Japan Race Promotion Inc., que administra a SUPER FORMULA. O Projeto está sendo promovido com a cooperação de várias empresas que compartilham o objetivo comum de criar uma indústria automobilística sustentável, respondendo às mudanças no ambiente que as envolve (maior eficiência e menor impacto ambiental), incluindo a promoção de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e neutralidade de carbono.

 

A YOKOHAMA vem realizando Pesquisas e Desenvolvimentos em materiais sustentáveis há vários anos e exibiu suas pesquisas sobre tecnologia para produzir borracha sintética a partir de biomassa e borracha termorreversível reciclável na Exposição Rubber & Elastomer Technology Exhibition realizada em 2016 e no 46º Tokyo Motor Show, em 2019. No desenvolvimento de pneus de corrida para o SF NEXT50, a YOKOHAMA planeja usar vários compostos de origem natural, como sílica produzida a partir de casca de arroz, óleo de nozes de dendezeiros, e o já bem conhecido dos brasileiros, Óleo de cascas de laranja. A borracha reciclada de pneus inservíveis também será utilizada. O uso destes compostos não afetarão negativamente o desempenho dos carros.

 

Os planos da YOKOHAMA é que a partir de 2025, seus pneus de corrida sustentáveis tenham materiais deste tipo numa proporção de 35% do seu peso, sem nenhuma perda de desempenho esportivo.