26 de junho 2023

YOKOHAMA e Universidade de Shinshu – Japão desenvolvem composto de borracha com maior resistência a partir de nano polímeros que podem ser reciclados em processo sem deterioração

A Yokohama Rubber Co., Ltd., anunciou o desenvolvimento de um composto de borracha mais resistente a rachaduras de uso feito a partir de nanopartículas que não usam nenhum aditivo, como solventes orgânicos ou agentes de reforço. Este desenvolvimento é resultado de um esforço conjunto da empresa com um Grupo de Pesquisa liderado pelo Professor Daisuke Suzuki, da Universidade de Shinshu, no Japão. É um passo importante dado pela marca para o desenvolvimento de pneus e novos compostos mais seguros e duráveis, amigáveis ao meio ambiente. Adicionalmente, o composto de borracha desenvolvido também é mais facilmente reciclado por um processo sem deterioração tradicional, contribuindo para a realização mais eficiente do ciclo de economia circular do pneu, pensando no reuso dos seus compostos após utilizados e sua destinação mais sustentável.

 

A reciclagem deste composto, em um processo mais facilitado conforme citado, é feita através da imersão em uma solução de água e etanol, de baixo impacto ambiental.

 

Pesquisa e Desenvolvimento sempre foram importantes para a Yokohama e, em tempos onde a busca por soluções sustentáveis são imprescindíveis, é importante que se encontrem alternativas para diminuir ou zerar o impacto ambiental de sua fabricação, uso , descarte e processo de reciclagem.