Yokohama adquire o negócio Off-the-Road (OTR) da Goodyear
A Yokohama Rubber Co., Ltd. anunciou que celebrou um acordo para adquirir o negócio de pneus Off-the-Road (OTR) da The Goodyear Tire & Rubber Company (Goodyear), empresa norte-americana de pneus. O negócio OTR fornece pneus especializados para as indústrias de mineração e construção, entre outras atividades profissionais. O preço de aquisição acordado é de US$905 milhões, com a conclusão da aquisição condicionada a aprovações regulatórias habituais.
Esta aquisição é um investimento estratégico que contribuirá para alcançar um crescimento vertiginoso em pneus fora de estrada, impulsionando a expansão e rentabilidade da Yokohama Rubber.
O tamanho do mercado global deste segmento é de cerca de US$25 bilhões/anuais, e com previsão de crescimento de 6% ao ano, consideravelmente superior ao crescimento anual previsto para o segmento de pneus de veículos leves, de 2%. Atualmente, a Yokohama está bem posicionada no mercado de pneus agrícolas e florestais, e espera, com esta aquisição, representar cerca de 40% do mercado global do segmento.
O negócio OTR Goodyear estabeleceu uma forte presença de mercado, com resultados estáveis, como o faturamento 2023 de US$ 678 milhões, com margem EBITDA de 19%. São produtos de reconhecimento mundial, com forte poder da marca e uma ampla gama de produtos que vai do aro 25” a até pneus gigantes, de 49” e 63”.
Com esta aquisição, a Yokohama Rubber espera obter capacidade de desenvolvimento e produção de pneus grandes e gigantes que atualmente faltam em seu lineup, complementando e fortalecendo sua capacidade de atendimento a este grupo de clientes corporativos.