6 de outubro 2021

Yokohama e Zenrin começam testes práticos do sensor de pneu conectado ao seu interior

A Yokohama Rubber Co., Ltd., anunciou hoje que iniciou os testes práticos de um sensor de pneu conectado à sua superfície interna. Os testes estão sendo conduzidos em colaboração com a Zenrin, em sua base, com veículos de teste equipados com pneus com estes sensores.

 

O teste está sendo feito a partir do sensor desenvolvido pela Yokohama Rubber e um dispositivo veicular desenvolvido pela Alps Alpine Co., Ltd., que também foi acoplado aos veículos de teste, com a cooperação da Zenrin. Os testes irão confirmar a durabilidade dos sensores fixados na superfície interna dos pneus e a capacidade do sistema recém desenvolvido (TPRS = Tire Air Pressure Remote Acess System / Sistema de acesso remoto de pressão de ar do pneu) para monitorar remotamente a pressão dos pneus usando o dispositivo no veículo. A Yokohama Rubber tem como objetivo realizar um novo negócio de valor agregado aos pneus que forneça a pressão dos pneus e dados de localização GPS junto com as abundantes informações de mapas da Zenrin.

 

O TPRS da Yokohama Rubber é sua resposta às mudanças na indústria automobilística, como o CASE ( um acrônimo para Connected, Autonomus, Shared & Services - Conectado, Autônomo, Compartilhado & Serviços - sistema de compartilhamento de carros autônomos - podendo ser elétricos) e MaaS (Mobility as a Service - sistema de fornecimento de pacote de pesquisa, pagamento e outras combinações ideais de funções relacionadas para otimizar transporte público e outros serviços de mobilidade para residentes locais ou viajantes). O teste atual visa determinar suas vantagens para a equipe de manutenção de veículos, incluindo facilidade e diminuição de trabalho na manutenção dos pneus ao longo do uso, gerenciamento mais preciso e planejamento mais eficiente da manutenção dos pneus. O teste também considerará os benefícios do sistema para os proprietários dos veículos, como sua contribuição para uma operação segura e maior eficiência em consumo de combustível. Usando o TPRS, a Yokohama visa estabelecer um novo modelo de negócios que contribua para a segurança do motorista e aprimore a eficiência econômica da operação do veículo.