25 de abril 2022

Yokohama desenvolveu tecnologia que monitora o desgaste do pneu usando sensor em seu interior

A Yokohama Rubber Co., Ltd., anunciou que desenvolveu uma tecnologia que detecta a condição do desgaste dos pneus de automóveis de passeio analisando as formas de ondas transmitidas por uma tecnologia de processamento de sinal emitido através de um sensor conectado à superfície interna, que está sendo desenvolvida com a Alps Alpine Co., Ltd..

 

Essa tecnologia inovadora usa esses sensores para capturar estas formas de ondas da mudança de formato de um pneu em rotação e, em seguida, aplica o método de análise próprio para distinguir entre um pneu novo e desgastados. A tecnologia permite a notificação oportuna ao proprietário do veículo ou ao gestor da frota de veículos sobre a necessidade de alternar (rodízio) ou substituir os pneus desgastados, permitindo uma manutenção mais otimizada, o que promoverá mais segurança ao condutor, passageiros e pedestres, além de prolongar a vida útil, reduzindo seu impacto econômico e ambiental. À medida que os serviços de mobilidade mudam, seja pela migração para locação de veículos ou uso de veículos autônomos, as oportunidades para motoristas e gestores de frotas verificarem visualmente o desgaste dos pneus se tornarão menos frequentes. A capacidade de visualizar remotamente a condição de um pneu por meio da nuvem contribuirá para serviços de mobilidade mais seguros e sustentáveis. Outras aplicações poderão ser dadas, com controle de estado de frotas de prestadores de serviços, como aplicativos de transporte e taxi, frotas públicas (próprias ou terceirizadas), entre outras.

 

As iniciativas CASE (do acrônimo em inglês “Connected, Autonomous, Shared & Service and Eletric” – Conectado, autônomo, compartilhado, Serviço e elétrico) e MaaS (Mobility as a Service – “Mobilidade como um serviço”) incluídas no Plano de Gestão de Médio Prazo Yokohama Transformation 2023 (YX 2023) para os anos fiscais 2021-2023 incluem a promoção de um novo serviço de soluções de pneus baseado no desenvolvimento de um SensorTire ( IoT Tires / IoT= Internet of Things – conceito que descreve uma rede de objetos físicos incorporados a sensores, softwares e outras tecnologias com o objetivo de conectar e trocar dados com outros dispositivos e sistemas pela internet) com a funcionalidade de detecção e recursos de serviços mais fortes e flexíveis. Em fevereiro de 2021, a Yokohama anunciou o SensorTire Technology Vision, uma visão de desenvolvimento tecnológico de médio e longo prazo para sensores de pneus de carro de passeio. O objetivo desta nova visão é fornecer suporte contínuo para o movimento seguro e saudável de pessoas, ao mesmo tempo em que aborda as mudanças na demanda de mobilidade, fornecendo dados obtidos de pneus IoT equipados com funcionalidade de detecção para clientes que usam os serviços relacionados com automóveis. Para atingir os objetivos dessa visão, a Yokohama Rubber está realizando testes práticos com parceiros de vários setores.

yokohama yokohama