21 de junho 2023

Futuro Sustentável YOKOHAMA - ADVAN – Motorsport

ADVAN é uma marca que evoluiu e cresceu através do automobilismo. Por isso, acreditamos que, para passar o bastão para a próxima geração, não podemos justificar o desconhecimento de várias questões ambientais envolvidas em sua prática simplesmente dizendo “porque é automobilismo” ou “porque é para desempenho esportivo”. Ou seja, para que as novas gerações continuem a gostar do automobilismo no futuro, é importante que enfrentemos essas questões, mesmo nos pontos mais difíceis…

 

Até agora, o automobilismo era chamado de laboratório de testes de Performance, por sua função histórica no desenvolvimento e comprovação dos benefícios de novas tecnologias que evoluíram através da prova de “velocidade”. Agora, porém, foi adicionado o novo e sem precedentes requisito fundamental: “respeito ao meio ambiente”.

 

Não podemos criar um futuro sustentável para o automobilismo sem uma consciência de consideração ambiental.

 

Uma iniciativa voltada para isso é o desenvolvimento de pneus com materiais sustentáveis ​​e reciclados: O projeto – SF NEXT50 – lançado pela JRP (Japan Race Promotion) em 2022, em um esforço para revitalizar a Categoria Super Fórmula Japão. No entanto, não era apenas bom fazer um pneu que fosse mais ecológico. Havia uma condição primordial adicional:

 

Futuro Sustentável

 

Devemos fazê-lo, sem sacrificar a aderência (performance) ou a resistência ao desgaste.

 

Apesar de ser um grande obstáculo a superar, nossa equipe de desenvolvimento YOKOHAMA não se intimidou e trabalhou para desenvolver pneus de automobilismo ecológicos, substituindo materiais derivados de petróleo por materiais derivados naturalmente enquanto determinava a proporção do composto, utilizando agentes de composição derivados naturalmente produzidos a partir de frutos de óleo de palma e casca de laranja, além de borracha natural, e usando borracha reciclada recuperada de resíduos de pneus e borracha sintética balanceada em massa.

 

Geralmente, as pessoas acreditam que adicionar elementos ecológicos leva a uma redução no desempenho de um pneu, mas esses pneus desenvolvidos provam que os pneus ecológicos são melhores desde que tenham TECNOLOGIA suficiente empregada para que não sacrifiquem o desempenho, quer dizer, se tornem mais eficiente para o seu propósito. Nos testes reais realizados ao longo de vários testes, a resposta foi boa, com os pilotos dizendo que “o desempenho nas corridas não é particularmente diferente”.

 

Também estamos trabalhando para desenvolver outros tipos de pneus de automobilismo ecológicos, e os pneus que fornecemos ao vencedor geral do Pikes Peak International Hill Climb em 2022 usaram borracha de butadieno derivada de biomassa. ADVAN A052.

 

Os pneus de automobilismo ADVAN - incluindo aqueles para Super Fórmula e Pikes Peak - serão produzidos na fábrica de Mishima, uma das 18 fábricas de pneus marca YOKOHAMA do grupo. Toda a eletricidade usada nesta linha de produção, dedicada a pneus de automobilismo, foi trocada para eletricidade derivada de energia 100% renovável a partir de janeiro de 2022. Sim, esforços para alcançar a produção neutra de carbono de pneus de automobilismo também estão em andamento.

 

A YOKOHAMA pretende reduzir as emissões de CO2 em 38% em comparação com 2013 até 2030 e 100% até 2050.

 

Futuro Sustentável

Por outro lado, nossas metas para o desenvolvimento de materiais sustentáveis ​​são aumentar o uso de materiais renováveis/reciclados para 27% até 2025, pelo menos 30% até 2030 e alcançar 100% de matérias-primas sustentáveis ​​até 2050; e o primeiro movimento em direção a essas metas foi feito com ADVAN.

 

A propósito, o nome ADVAN é uma palavra que deriva da palavra inglesa “advance” ( tradução para o português – “avanço”). Considerando esses esforços, parece justo dizer que também é um verdadeiro pioneiro, “avançando” à frente de seus tempos.