21 de fevereiro 2025

A Yokohama, junto do especialista em borracha, Dr. B. N. J. Persson, desenvolvem primeiro modelo teórico do mundo para prever o desgaste da borracha em superfícies rugosas multiescala

A Yokohama Rubber Co., Ltd., anunciou que, por meio de pesquisa conjunta com o Dr. Bo Nils Johan Persson, um especialista mundial no estudo do atrito e contato da borracha, desenvolveram com sucesso, em dezembro de 2024, o primeiro modelo teórico do mundo para prever as taxas de desgaste da borracha em superfícies irregulares da estrada e a distribuição do tamanho das partículas de desgaste. Esta pesquisa foi selecionada como o item de maior destaque e apareceu como matéria de capa na edição de 21 de fevereiro de 2025 do “The Journal of Chemical Physics”, publicado pelo American Institute of Physics.

 

Dr. Persson é um pesquisador de renome mundial nas áreas de contato, fricção, desgaste e lubrificação, incluindo fricção de borracha. Ele trabalha no Instituto Peter Grünberg (Alemanha), também no Instituto de Físico-química de Lanzhou (China) e dirige uma empresa chamada Multiscale Consulting (Alemanha), que apoia empresas da indústria de borracha e de outras áreas na resolução de vários desafios. A abordagem única do Dr. Persson à mecânica de contato e ao atrito da borracha foi documentada em diversas revistas acadêmicas revisadas por pares e verificada por outros cientistas, comprovando sua eficácia na solução de uma ampla gama de problemas.

 

A Yokohama, reconhecida por seu extenso histórico em pesquisa de borracha e capacidades avançadas de desenvolvimento tecnológico, assinou um contrato com a Multiscale Consulting para colaborar com o Dr. Persson no estudo de atrito e desgaste em borracha em superfícies de estradas. Como resultado, desenvolveram com sucesso o primeiro modelo teórico do mundo para o comportamento do desgaste da borracha em múltiplas escalas (variando de níveis nanométricos a centimétricos) em superfícies irregulares de estradas, para as quais a teorização tinha sido difícil no passado. Experimentos que medem o comportamento do desgaste da borracha ao deslizar em condições secas e úmidas em diferentes pressões de contato e velocidades de deslizamento mostraram que as previsões do modelo teórico de taxas de desgaste (perda de massa por unidade de distância de deslizamento) e distribuição de tamanho de partículas de desgaste estão alinhadas estreitamente com os resultados experimentais, confirmando que o modelo poderia ser usado para tais previsões.

 

No futuro, a Yokohama planeja continuar conduzindo pesquisas com o Dr. Persson e a Multiscale Consulting, a fim de prosseguir no desenvolvimento de pneus com alto nível de resistência ao desgaste. Além disso, a empresa pretende contribuir para a resolução de problemas ambientais causados pelo desgaste dos pneus, que se torna cada vez mais importante face ao aumento de veículos pesados eletrificados, como os EVs.

 

De acordo com o plano de gestão de médio prazo de três anos (2024 - 2026), Yokohama Transformation 2026 (YX2026), a Yokohama está implementando estratégias de tecnologia e produção baseadas sob o lema “Low cost, speedy development of quality products” (baixo custo e rápido desenvolvimento de produtos de qualidade) que fortalecerão todo o grupo, em seus diversos negócios. Como parte desta iniciativa, a empresa está buscando inovação em materiais de borracha e tecnologias de design de pneus, aproveitando a IA (Inteligência Artificial) e promovendo investigação conjunta com universidades, empresa e organizações profissionais.

 

Publicação do estudo:  

Título: Rubber wear Experiment and theory

Autores: B.N.J. Persson, R. XU e N. Miyaschita

Publicação: The Journal od Chemical Physics

Data da Publicação: 21/02/2025

URL: https://pubs.aip.org/aip/jcp/article/162/7/074704/3336120/Rubber-wear-Experiment-and-theory

DOI: 10.1063/5.0248199