A Yokohama inicia testes de tecnologia que utiliza IA para medir pressão de ar a partir do som produzido ao bater nos pneus de caminhão

Solução fácil e precisa de checagem de pressão de ar é uma ótima ferramenta para frotas
A Yokohama Rubber Co., Ltd., iniciou os testes práticos de uma tecnologia que utiliza IA (Inteligência Artificial) para medir a pressão de ar nos pneus através do som emitido na batida dos pneus de caminhão e ônibus. A utilização de IA para medir a pressão dos pneus desta forma, que antes dependia da experiência do motorista, pois este processo de checagem é comum para motoristas profissionais destes tipos de veículos, fornecerá às empresas de logísticas, soluções para melhorar o uso eficiente dos pneus através da pressão de ar correta, reduzindo custos de operação e a maior eficiência operacional dos equipamentos, pela maior vida útil dos pneus e redução no consumo de combustível dos veículos.
A checagem diária da pressão de ar com o manômetro através das válvulas, pode gerar problemas nestes componentes e causar perdas de pressão durante o uso, além de despender de grande tempo para execução em todos os pneus do veículo (cavalo mecânico e implemento). Adicionalmente, o monitoramento em tempo real, através de sensores e sistema próprio, pode representar alto custo para as empresas. Como resultado, bater os pneus com um martelo específico é o método principal de checagem de pressão dos pneus nestas operações. Entretanto, determinar se a pressão de ar dos pneus através de uma simples batida com o martelo pode causar dificuldades para um motorista menos experiente. Então, um método mais fácil e preciso de checagem das pressões de ar é preciso.
Respondendo a esta necessidade, a Yokohama Rubber está trabalhando com a empresa METRIKA Inc., para desenvolver um algoritmo de IA que possa distinguir o som criado na batida do pneu em um ambiente com vários sons distintos (na estrada, por exemplo), analisar o som emitido do pneu e estimar a pressão de ar baseada neste som. Desta forma, foi criado um protótipo para aplicação desta tecnologia e iniciaram-se os testes práticos, onde os motoristas são capazes de captar o som da batida dos pneus através dos seus smartphones e verificar a pressão. O objetivo é ter a pressão de ar precisa dos pneus, sem necessidade de um dispositivo especial (eventualmente caro ou em um processo demorado) ou qualquer habilidade ou experiência especial do condutor.
Os testes práticos serão realizados para comprovar e melhorar o algoritmo de IA, tornando-o, futuramente, viável pela sua precisão, gerando eficiência nos processos. Além disto, a Yokohama planeja incorporar esta nova tecnologia em seu Sistema de Gerenciamento de Pneus da próxima geração, o qual utilizará IoT (“Internet das coisas” – conexão de um objeto a monitoramento e comando remoto através da internet) para propor produtos e planos operacionais adequados para empresas de transportes.
Como parte dos esforços Yokohama para crescimento da marca, agregar valor aos produtos e propor soluções para o segmento de caminhões e ônibus é um dos objetivos, desenvolvendo tecnologias e produtos que respondem a demanda global por eficiência, incluindo para veículos elétricos (EVs) PNEU RY01C – 1º pneu de caminhão e ônibus Yokohama OEM para veículos elétricos Pneus 507U são escolhidos como OEM do ônibus elétrico Erga EV da marca japonesa Isuzu, e expandindo a introdução de veículos autônomos. Adicionalmente, a empresa visa continuar a fornecer soluções em pneus que contribuam para uma logística global sustentável.