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Perguntas Frequentes
Consultando o manual do proprietário do veículo. Nele consta a medida original, índice de carga e símbolo de velocidade do equipamento original do veículo.
Consultando o Manual do Proprietário ou etiquetas afixadas no veículo (tampa de combustível, colunas de portas, etc.). Recomenda-se a verificação da pressão de ar dos pneus, no mínimo, uma vez por semana, e utilizar a pressão de ar recomendada considerando a condição de carga (vazio ou carregado) e/ou velocidade de uso (recomendação existente em alguns modelos de veículos).
Clique Aqui e saiba como
Os sulcos principais circunferenciais tem a função de drenagem da água para evitar aquaplanagem.
A falta de balanceamento em conjunto roda/pneu, geralmente, causa vibração, principalmente em altas velocidades, ou desgastes anormais.
São indicadores a serem utilizados no momento da montagem do pneu na roda, para facilitar o balanceamento. A bolinha vermelha deve ser alinhada a etiqueta da roda nova. No caso da roda ser usada, a bolinha amarela deve ser alinhada à válvula da roda.
O alinhamento incorreto pode causar instabilidade e imprecisão na direção, desgaste irregular dos pneus e/ou desgaste acelerado. Recomenda-se a verificação e se necessário o ajuste do alinhamento de rodas/direção conforme período (tempo) determinado pelo Fabricante do veículo em Manual do Proprietário ou quando houver um impacto de grande intensidade, situação que pode afetá-lo.
Para determinar a carga máxima que o pneu pode suportar e a velocidade máxima a que pode ser submetido com a carga correspondente ao índice de carga. É recomendado consultar o manual do proprietário do veículo para conhecimento da carga máxima suportada pelo veículo com o pneu/medida original, com seus respectivos índice de carga e símbolo de velocidade recomendados pelo fabricante. Clique aqui e veja tabela de Índice de Carga e Velocidade.
Válvula é o dispositivo que possibilita o enchimento dos pneus de ar ou outro gás sob pressão, participando também da estanqueidade da pressão de ar interna. Recomenda-se que as válvulas sejam substituídas sempre que montarmos pneus novos ou quando desmontarmos um pneu para conserto. Devemos substituir a válvula para garantir uma perfeita estanqueidade, pois a válvula trabalha, resseca e está submetida à força centrífuga. E lembre-se, utilize sempre as tampas nas válvulas para evitar entrada de resíduos que podem danificar o mecanismo interno.
Sim, desde que os pneus atuais sejam na medida, índice de carga e símbolo de velocidade originais determinados pelo fabricante do veículo.
O par de pneus novos sempre devem ser montados no eixo traseiro, pois é muito mais fácil controlar um veículo e corrigir a trajetória quando ele perde aderência dos pneus do eixo dianteiro do que quando perde a aderência dos pneus do eixo traseiro.
Sim. Baixa pressão aumenta o consumo de combustível, além de causar perda de performance/instabilidade do pneu/veículo e desgaste irregular da banda de rodagem.
Para garantir uma boa performance, aumentar o rendimento quilométrico dos pneus e proporcionar um desgaste uniforme da banda de rodagem de todos os pneus. Clique aqui e veja a recomendação Yokohama de como fazer o rodízio dos pneus
Os pneus Yokohama, de reposição ou Equipamento Original, possuem garantia de 5 anos (período da Garantia Legal + Garantia Contratual Yokohama) contra defeitos de fabricação, período a contar a partir da data de aquisição do pneus registrada na Nota Fiscal. Em caso de pneus Equipamento Original instalados pelo Fabricante do veículo, o período de garantia começa a contar a partir da data da Nota Fiscal de compra do veículo.
Clique aqui e visualize o Termo de Garantia Yokohama.
No site www.yokohama.com.br o consumidor tem acesso a meios de contato com o Departamento Técnico Yokohama que estará a disposição para sanar qualquer dúvida que surja sobre os produtos Yokohama ou Clique aqui e envie sua dúvida para o Departamento Técnico Yokohama, que retornará o mais breve possível com a resposta.
A marca Yokohama é japonesa, possuindo 5 fábricas de pneus neste país. Possui também outras 10 fábricas espalhadas pelo mundo, sendo: 3 - USA, 1 - Índia, 1 - Vietnã, 1 - Filipinas, 1 - Tailândia, 2 - China, 1 - Rússia. Todas as fábricas possuem a mais alta tecnologia Japonesa Yokohama e seguem os mais rígidos critérios ditados pela matriz, referentes a matérias-primas, processos de fabricação, qualidade e inspeção final. Os pneus Yokohama são desenvolvidos no moderno Centro de Pesquisa RADIC (Hiratsuka - Japão), onde mais de 1000 engenheiros trabalham incessantemente para desenvolver o que há de mais moderno em pneus, empregando cerca de 150 milhões de dólares anuais em pesquisas e desenvolvimento de produtos Yokohama. Os pneus são postos à prova em vários Centros de Testes Yokohama, como: D-Parc (Daigo Proving Ground and Research Center - Japão), Tire Test Center Of Asia (Tailândia), além de testes nas mais renomadas pistas do automobilismo mundial, como: Nürburgring (Alemanha), Estoril (Portugal), IDIADA (Espanha).
Sim, todos os pneus Yokohama são importados.
No número de série, escrito na lateral do pneu.
O nº de série dos pneus Yokohama é um código alfanumérico composto por 11 dígitos, sendo que os 4 últimos correspondem a data de fabricação, onde os 2 primeiros seriam a semana de fabricação e os 2 últimos o ano de fabricação.