Institucional YOKOHAMA

Voltar

PROGRAMA DE
ETIQUETAGEM

Você conhece o Programa de Etiquetagem de Pneus?

Desde outubro de 2016, todos os pneus importados ou produzidos no Brasil, recebem uma etiqueta que fornece informações sobre três critérios de desempenho estipulados pelo Inmetro: Eficiência no consumo de combustível (Resistência ao Rolamento), Aderência no piso molhado (Segurança) e Ruído (Conforto).

Além destes itens, os pneus Yokohama são postos à prova em duas pistas de testes próprias da empresa no Japão: a D-Park, com 80.000m², que possui 20 tipos de pavimentos em diversas pistas de provas, e a T-Mary, para testes em condições extremas de temperatura e aderência.
Em 2009, a Yokohama inaugurou sua segunda base de desenvolvimento global, o centro de testes de pneus da Ásia, um complexo campo de provas na Tailândia onde são testados os pneus produzidos em diversas fábricas da empresa ao redor do mundo, em condições de uso, temperatura e pavimento, similares ao do Brasil. Além disso, a Yokohama realiza testes em pistas na Europa, como Nurburgring, na Alemanha, da qual é uma das parceiras/patrocinadora.

Mas o que significa cada item da etiqueta?

Etiqueta Inmetro

RESISTENCIA AO ROLAMENTO - Avalia a resistência exercida pela força oposta ao movimento do pneu. Quanto menor essa resistência, menos energia para se movimentar e, consequentemente, menor será o seu consumo de combustível. O teste é realizado em laboratório conforme a norma ISO 28580.

SEGURANÇA – Frear em pisos molhados com segurança é uma das características mais importante do pneu, esse item valia a distância de frenagem necessária para parar um veículo em uma frenagem emergencial sobre piso molhado. A diferença entre um modelo de pneu e outro pode variar em até 2,6 metros no espaço de frenagem.

CONFORTO - Avalia o ruído exterior emitido pelo pneu de um veículo que passa com o motor desligado diante de um dispositivo de captação de som.

As performances indicadas nas etiquetas são importantes, e a Yokohama apoia medidas que tragam informações que orientem os consumidores. É fundamental ressaltar que existem ainda outros atributos que fazem parte do conjunto de características básicas principais de um pneu, não informadas na etiqueta. São elas:

- Durabilidade;
- Frenagem em piso seco;
- Aderência lateral (em curvas) piso seco;
- Aderência lateral (em curvas) piso molhado;
- Resistência (robustez durante o uso);
- Performance off-road  (piso não pavimentado) para modelos destinado a este uso;
- Tempo de resposta à direção (para pneus de Ultra Alta Performance);
- Resistência a desgastes irregulares provenientes do uso.
É este mix que determina a performance geral dos nossos pneus. A ALTA PERFORMANCE é a principal característica dos pneus Yokohama, atestada pelas maiores montadoras do mundo que escolhem os nossos pneus como Equipamento Original dos seus principais modelos de veículos.
Acreditando que investimento em tecnologia e alta performance andam juntos, a Yokohama investe, há 100 anos, em um time de pesquisadores altamente qualificados. Hoje, são mais de 1.500 engenheiros e designers trabalhando no RADIC – (Research and Development Intergrated Center), no Japão, que estão sempre revolucionando o mercado com materiais e projetos inovadores.
Sempre na vanguarda dos fabricantes de pneus a Yokohama busca desenvolver produtos que gerem o menor impacto possível ao meio ambiente, tanto em seu processo de fabricação quanto ao longo de seu uso, utilizando compostos não agressivos, como exclusivo o Óleo de Laranja, presente na maioria de seus modelos de pneus e aplicando o conceito BluEarth. Tudo isso para que os consumidores mais exigentes fiquem sempre satisfeitos.

SIGA-NOS em todo o mundo

Youtube Instagram Facebook